24 de fevereiro de 2017

Padrões: Ditadura da magreza

Olá minha gente! Depois de muito tempo eu voltei e como de costume tratando de temas polêmicos..Hoje venho falar de ditadura da magreza, uma imposição da nossa sociedade atual no corpo principalmente das mulheres, onde uma pessoa acima do peso não é bem vista e muitas vezes sofre até preconceito por não ser uma magra típica.

O primeiro mal que a ditadura da magreza causa é a gordofobia, um preconceito com gordos, com pessoas que não seguem os padrões impostos, isso segue através da ideia de que você só será bonito se for magro, se aparecerem seus ossos. Se você é gordo, você é uma pessoa nojenta, feia, etc, é assim que a nossa sociedade ensina nossas crianças hoje em dia, dizendo o que as meninas devem ou não comer, ou incentivando elas a não comerem determinada coisa para "caber" em uma roupinha bonitinha, mas gente, somos nós que devemos nos adaptar as roupas ou as roupas que se devem adaptar a nós? Pois é, meninas, principalmente adolescentes, sofrem com o preconceito, com o julgamento, com pessoas o tempo todo lhe dizendo o que deve ou não comer, sem nem pedir sua opinião, por conta disso, muitas meninas começam a ter transtornos alimentares severos e que podem até matá-las.
Como por exemplo, a bulimia, a bulimia é um transtorno em que você vomita tudo o que você come, e isso a longo prazo pode te matar, temos várias famosas que já passaram por isso e várias meninas e até meninos no mundo tudo que sofrem esse mal, graças as propagandas de magrinhas, os desfiles de modelos "exibindo" seus ossos e etc, a adolescência é o período mais conturbado da vida, onde seus sentimentos estão confusos e suas emoções a flor da pele, um adolescente sem muita estrutura ou com um desejo insaciável de ser aceito, acaba cometendo medidas bruscas, como mesmo vomitar o que come até destruir seu corpo completamente, tudo em busca da aceitação.
Outro transtorno alimentar comum é a anorexia, a diferença da bulimia para a anorexia é que na anorexia você não come, nada, e se enxerga sempre gorda, seu cérebro faz você pensar que precisa emagrecer mais e mais e você não ingere nada de alimentos, até água você acha que engorda, e tudo piora quando as pessoas vem lhe parabenizar lhe dizendo como você emagreceu e como está linda, você se vicia e continua querendo emagrecer mais e mais e isso pode acabar te matando lentamente, a cantora Anahí ficou sem batimentos cardíacos por longos minutos após sua anorexia atingir o nível máximo que seu corpo aguentou.
E por último, a auto mutilação, ela é muito comum quando a pessoa não aceita sua vida, seu corpo e suas condições, isso pode acontecer quando não se consegue emagrecer por algum motivo, a depressão toma conta de você e faz você se auto-mutilar para estancar a dor de sua alma, até que possa acabar tirando sua própria vida apenas porque queria ser aceito. Esses transtornos são sérios e exigem tratamento psicológico e médico!
O que citei nada mais é do que a cabeça de adolescentes e jovens loucos para se encaixarem nos padrões, ser que nem aquele bonitão da novela, ou aquela bonitona da revista, e assim fazem de tudo, até acabar com sua vida, que acabará de começar e já havia sido ceifada pela indústria da beleza que te diz o tempo todo o quanto você não é bonito e não vai ser aceito. Deixa eu te falar, você é bonito SIM! E não permita que ninguém lhe diga o contrário, se quer emagrecer emagreça com saúde, fazendo exercícios e se alimentando bem, assim terá uma qualidade de vida melhor e se sentirá mais vivo e mais bonito ainda, não se deixe levar pela maré, você é perfeito do jeito que é!


22 comentários:

  1. oie eu fico muito triste com essa ditadura da magreza que acontece ,eu por ser gorda sofri de mais e ainda sofro bastante com isso sofri bullying e hoje em dia eu tenho uma baixa auto estima fora que tenho depressão ... por esse conceito de ser magro a força :/ segui seu blog bjs http://jesscastrojc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso acontece bastante, mas força minha linda, você é perfeita do jeito que é ❤

      Excluir
  2. EU sempre sofri com meu peso, mas muito mais por mim mesma do que pelo que o mundo impõe. HOje já estou mais velha e já aceito algumas limitações da minha idade (algumas! rsrsrsrs)
    Parabéns pelo post. Bem pertinente e importante para as jovens de todas as idades. Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das meninas sofrem, algumas a partir de determinada idade entendem que aparência não é tudo e que a indústria é feita para nos diminuir. Obrigada e até a próxima querida ❤

      Excluir
  3. Eu sempre fui magrinha e a pouco tempo entrei na academia e comecei a fazer a dieta mais não para emagrecer e sim para ganhar massa porém quando dizia as pessoas que estava fazendo dieta as quais não sabem o seu verdadeiro significado me perguntavam ''Vai voar?'' sinceramente odeio essas coisas! Amei o post.
    rascunhandoavidaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura, sofri bastante com isso na escola também, agora quero tentar emagrecer pois estou acima do peso, mas jamais me sentindo inferior e feia como me sentia naquela época. Somos lindas ❤

      Excluir
  4. Que post maravilhoso, o mundo precisa ler isso.
    Eu sempre tive tendência pra engordar e isso me fez sentir muito inferior, mas hj eu me aceito como sou.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, temos que aceitar o corpo que temos e nos sentirmos sempre maravilhosas, pq é o q somos ❤

      Excluir
  5. Olá, Gabriela.
    Eu concordo com você em vários pontos, mas não tem como mencionar algumas coisas.
    A ditadura da magreza deu uma boa diminuída depois que começou-se a repercutir dentro da mídia e com o grande acesso na internet. Acredito que agora a ditadura seja mais voltada para o mundo fitness, uma modinha que chega a ser complicado. Se a pessoa gosta tudo bem, mas isso acabou se tornando meio que um padrão de beleza tanto no gênero masculino como feminino.
    Tanto que na grande maioria das lojas há roupas plus size, e antigamente (2012 para baixo), não havia. Mas realmente há sim vários preconceitos, com gordos.. com magros, etc. Eu já sofri preconceito pelo meu porte físico :c
    Enfim, entendo e concordo com seu ponto de vista.. só acho que a ditadura da magreza passou e há outro, onde se você não é malhada ou musculosa você não é bonita.. você não é aceita.

    Adorei o post, amo posts polêmicos <3
    Parabéns, beijinhos adocicados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande ponto de vista, os padrões que a sociedade impõem estão em constante evolução. Pena que eles não impõem o padrão de amar seu próprio corpo independente de como ele seja né? Beijos e até a próxima ❤

      Excluir
  6. Muito bom o post, mostrou a realidade muitas vezes de muitos jovens hoje em dia, está tão fácil deles se sentirem fora do "comum" que seria segui a ditadura da beleza. Pra mim ser bonito é ser feliz com você e com o que voce é ! É assim que eu vivo e não me importo com o que os outros dizem. Parabéns pelo post !! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!! Quando as jovens entenderem isso o mundo vai ser um lugar bem melhor de se viver e bem mais cheio de amor. Obrigada ❤

      Excluir
  7. Muito bom este post para ir compartilhando mais e mais, por que realmente estes padrões de beleza que todos querem seguir independente da sua estrutura corporal é muito ruim. Ha algum tempo atras assisti um filme chamado "Madame Formosa" que fala do cotidiano de duas moças gordinhas e sua busca pelo corpo perfeito ate que se aceitam. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação do filme, vou buscar para assistir e de repente faço até uma resenha aqui pro blog. Beijos ❤

      Excluir
  8. Eu sempre fui magrinha, magrinha não, magrelenta mesmo. Depois que tive bebê ganhei uns quilinhos e ainha barriga nunca mais foi a mesma. Ela se encontra flácida e não baixa por nada. Minha maior preocupação hoje é com ela, será que ela nunca irá voltar ao normal? Meu bebê já tem 2 anos e até agora naada. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal, o corpo muda após a gestação e a preocupação deve ser bem maior mesmo. Te confesso que tenho medo de engravidar por isso, mas tudo se ajeita com o tempo, força de vontade e muito amor por ser quem você é. Força guria, beijos ❤

      Excluir
  9. É tão triste saber que tem pessoas que chegam a esse ponto de se auto mutilar e se prejudicar para manter o corpo do jeito que o mundo dita ser perfeito acho que todos somos perfeitos do jeito que somos eu mesma sou gordinha e estou muito bem com isso. Se caso tiver que emagrecer algum dia será por questão de saúde e não porque o mundo dita ser certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXATAMENTE! A indústria lucra com as nossas frustrações, nossa melhor resposta para isso é o amor próprio, beijos ❤

      Excluir
  10. É triste mas é a mais pura verdade,amei o texto bjss

    ResponderExcluir
  11. Assunto super relevante e ao mesmo tempo tão triste. Parabéns pelo post maravilhoso.
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carolina, é realmente muito importante discutirmos isso. Beijos

      Excluir