13 de julho de 2015

10 maneiras para entender e sair de um relacionamento abusivo.

Boa tarde! Resolvi tratar de um tema bem importante hoje, relacionamentos abusivos, é algo que é muito discutido e algumas opiniões estão erradas, o tema é relacionado mais para as meninas, que são as que mais sofrem com isso hoje em dia, mas é importante também para os meninos entenderem o que é um relacionamento abusivo. Relacionamentos podem ser abusivos em qualquer tipo de relacionamento, não necessariamente um casamento ou namoro.Você pode ter um amigo ou ficante que te trata de forma autoritária ou te agride verbalmente e até fisicamente as vezes. Bom, vou te dar 10 dicas de como sair de um relacionamento abusivo ou ajudar alguém que está em um.


Como sair de um relacionamento abusivo
Imagem por https://jordanaribeiropsi.wordpress.com



1º: A culpa não é sua: Entenda que nada justifica um comportamento autoritário, uma agressão física ou verbal, você é um ser humano primeiramente e não deve ser tratado dessa forma. Uma pessoa que gosta de você não irá te tratar assim, o mínimo que se merece é respeito.

2º "A minha amiga não aceita que esta em um relacionamento abusivo": Bom, o primeiro passo é aceitar que ela esta cega, que não percebe o quanto aquilo faz mal para ela. Como amiga, você tem de permanecer ao lado dela independente de qual for a opinião dela, estimulá-la com vídeos, conversas, sem forçar nada. Pouco a pouco ela é capaz de perceber o quanto isso faz mal para ela e cair fora.

3º: Ameaça: O caso mais grave que chega o relacionamento abusivo é a ameaça, é quando você resolve de todas as maneiras sair desse relacionamento e a pessoa não aceita. Ela te intimida, seja um amigo com alguma conversa contra você, o namorado com alguma foto ou vídeo e etc. Seja o que for, isso é grave, e dependendo do caso, se você não conseguir resolver com o intimidador, o caso deve ser levado a delegacia mais próxima.

4º "Arrependimento": O intimidador vai fazer de todas as formas você acreditar que ele esta arrependido pelo que fez e que vai mudar, não caia nessa, no fundo você sabe que isso não é verdade, uma pessoa assim não muda do dia para noite e a tendência é só piorar.

5º: Medo: Não tenha medo de expor o que está sentindo, guardar a tristeza, o sentimento de inferioridade só vai ser pior. Converse com alguém que você confia, peça ajuda, você é muito melhor do que isso.

6º: Você vai superar: Muitas vezes é difícil seguir a vida depois de certos traumas, mas você vai conseguir, ninguém tem o direito de lhe tirar a alegria de viver, você é linda, você é perfeita do jeito que é e de nenhuma maneira mereceu o que passou ou passa. Livre-se desse carma e aproveite seus dias das melhores maneiras possíveis.

7º: Apoio: Jamais diga para uma amiga que ela merece ser abusada e está fazendo tudo errado. Ninguém abre os olhos de ninguém dessa maneira, assim você só vai fazer ela se sentir pior do que já se sente. Sente com ela, converse, mostre que apesar da escolha dela você sempre vai amá-la, pois é disso que precisamos, de amor.

8º: "Não me Kahlo": Jamais fique calada diante de qualquer tipo de violência, seja com você ou com algum conhecido, não é porque não é próxima que a pessoa não precise de ajude. Seja uma denúncia anônima ou um apoio, toda ajuda é bem vinda.

9º: Se empodere: Você é linda, jamais ligue para comentários idiotas de que você mereceu ou que era porque você não era boa o suficiente. Você é maravilhosa do jeito que é, e é assim que deve se sentir todos os dias quando acorda, você merece viver, você merece ser feliz, não aceite nenhuma outra explicação.

10º: Help: Se você se identificou com o que disse, não sinta-se envergonhada, chame uma amiga para conversar e contar o que está acontecendo, ou até eu, garanto que vou poder te auxiliar da melhor maneira.

Relacionamento abusivo é grave e pode acabar até em uma tragédia em ambas as partes, é um assunto sério e que deve ser combatido diariamente, ajude alguém a sair de um relacionamento abusivo, aconselhe e se necessário, disque 180. Ah, e mais uma coisa..NÃO PASSARÃO!

Beijos! <3

Minhas redes sociais:
Facebook: Gabriela Castro
Twitter: Gabidecastro_
Instagram: Gabrieladecastro_
Snapchat:gabiibcastro


Nenhum comentário:

Postar um comentário